Rafaela Silva perde em decisão do judô e Cuba soma mais um ouro




Rafaela levou uma punição já nos minutos finais e não conseguiu se recuperar . Foto: Ivan Pacheco/Terra

A jovem judoca brasileira Rafaela Silva, 19 anos e 7ª colocada no ranking mundial, foi superada pela cubana Yurisleidys Lupetey - 14ª na modalidade -, em duelo realizado no Ginásio Del Code II e válido pelos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Com o resultado, a atleta garantiu a prata na categoria leve (-57 kg), e viu Cuba ganhar mais um ouro no Pan mexicano.

A luta seguiu equilibrada ao longo de todo o duelo, mas a brasileira sofreu uma punição a apenas 1min13s do fim e a cubana ganhou um yuko, ficando em vantagem no placar. Depois, a rival da América Central usou de toda sua catimba para levar seu ponto extra até os últimos instantes.

Em sua estreia na competição, Rafaela havia derrotado a canadense Joliane Melançon na etapa de quartas de final, eliminando posteriormente a colombiana Yadinys Amaris na semi antes de chegar à decisão. A cubana, por sua vez, havia passado pela chilena Belen Achurra e pela argentina Melissa Rodriguez.

A jovem revelação do judô brasileiro despontou para o esporte há dois anos, quando surpreendeu e conquistou medalha de ouro no Mundial Junior. Além disso, ela ainda tem no currículo um primeiro lugar no pódio celebrado na Copa do Mundo de Madrid, em 2009, e no Grand Prix de Dusseldorf, em fevereiro. Este ano, ela ainda comemorou o vice-campeonato mundial em Paris.



Comente:

Nenhum comentário